• Responsável: Aline Cristina Rodrigues Caldeira
  • Telefone: (16) 3275-6400
  • Endereço: Rua Raul Maçone, 306
  • E-mail: compras1@taiacu.sp.gov.br
  • Atendimento: de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h

O setor de compras tem a grande responsabilidade de suprir a empresa com os insumos adequados às particularidades da organização, atendendo as necessidades do mercado. Diante desta importância veja algumas definições e objetivos do Departamento de Compras: Suprir a empresa com um fluxo seguro de produtos e serviços para atender as suas necessidades; Assegurar continuidade de suprimento para manter relacionamentos efetivos; Comprar eficiente e sabiamente, obtendo por meios éticos o melhor valor por centavo gasto; Administrar estoques para proporcionar o melhor serviço possível aos clientes e ao menor custo; Selecionar os melhores fornecedores do mercado; Ter um bom relacionamento com os fornecedores; Proteger a estrutura de custos da empresa; Monitorar as tendências do mercado de suprimentos; Negociar eficazmente para trabalhar com fornecedores que buscarão benefício mútuo, por meio de desempenho economicamente superior. Dentro de uma nova concepção, o departamento de compras que tinha como objetivo encontrar os menores preços passou a ser mais estrategicamente orientado, com a missão de encontrar o melhor produto proveniente de um número menor de fornecedores altamente capacitados. Este é um dos desafios do pessoal da área de compras. O papel de compras nas empresas é de tornar-se um elo entre a fonte produtora de suprimentos (fornecedores) e os usuários de produtos (clientes). Ao setor de compras também é designada a difícil tarefa de equilibrar a quantidade de materiais a serem comprados, para que os demais departamentos da empresa encontrem-se satisfeitos continuamente. Embora estes objetivos estejam bem claros, falamos da importância de sua relação com outros setores da empresa, mas não podemos nos esquecer de um objetivo fundamental, que é a estreita ligação com o setor financeiro. É muito comum nas empresas, não haver esta ligação com o financeiro. Invariavelmente ocorre que, quem compra adquire um produto ou serviço e não percebe a importância do planejamento do desembolso financeiro, para honrar o compromisso com o fornecedor.  Estas considerações são muito importantes, pois no dia-a-dia da consultoria observamos que as empresas têm problemas com o fluxo de caixa que está invariavelmente negativo. Um dos motivos da insuficiência de recursos para pagar as contas é justamente o descompasso entre o setor de compras e o financeiro da empresa. Não há comunicação eficaz entre setores. Portanto, desenvolva e melhore o processo de comunicação.  Observe em sua empresa se este é um dos motivos para os apertos de caixa. Falamos sobre gestão de materiais, contextualizamos compras dentro da administração de materiais, definimos os objetivos do setor de compras. Mas se faz necessário mostrar um pouco do perfil do pessoal que atua ou irá atuar da área de compras. Isso é fundamental para que desempenhe seu papel da melhor forma possível. Lembramos que o padrão atual exige que o comprador tenha ótimas qualificações e esteja preparado para usá-las em todas as ocasiões.