COORDENADORIA MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL DE TAIAÇU RECEBE “KIT CHUVAS” DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Taiaçu, foi representada na última terça-feira (14/10), no treinamento “São Paulo Sempre Alerta – Chuvas 2025/2026”, realizado no município de Bebedouro. Além da oficina, foram entregues os kits chuvas para os municípios da região de São José do Rio Preto (I-8) e também de Barretos (I-13).
Os kits foram compostos pelos seguintes materiais: 2 (dois) pluviômetros manuais; 5 (cinco) rolos de 200 metros de fita zebrada; 1 (um) rolo de 100 metros de lona plástica; 2 (duas) jardineiras impermeáveis com botas; 5 (cinco) coletes operacionais; 5 (cinco) bonés operacionais; 5 (cinco) capas de chuva; 5 (cinco) luvas de raspa; 5 (cinco) botas PVC e 5 (cinco) capacetes.
Apenas municípios aptos receberam os kits, já que as coordenadorias municipais devem estar devidamente instituídas e atuantes, bem como cadastro junto ao SIDEC (Sistema Integrado de Defesa Civil) atualizado. Como critério destacou-se também a necessidade de adesão ao Plano de Contingência (PLANCON) de Proteção e Defesa Civil específico para eventos climáticos extremos. 
Sendo assim, além de preparar tecnicamente a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Taiaçu para o período chuvoso, a equipe do evento ainda muniu o município de materiais que normalmente se fazem necessários mediante ocorrências. Aliado a isso, atualmente a cidade formalizou sua adesão ao PLANCON de eventos extremos, o que garante a participação do Governo do Estado caso o município necessite de auxílio durante as chuvas de 2025 e 2026.